10 dicas para ajudar a prevenir Síndrome da Morte Súbita em bebês

Embora não exista uma maneira 100% eficaz de prevenir a Síndrome da Morte Súbita em bebês, há muito que você pode fazer para diminuir os riscos. Desde que a Academia Americana de Pediatria emitiu suas recomendações de sono seguro em 1992 e lançou sua campanha “Back to Sleep” em 1994, a taxa caiu mais de 60%. Em 2015, o CDC observou 39,4 mortes por 100.000 nascidos vivos, em comparação com 154,5 mortes em 1990.

  • Apenas nos Estados Unidos, estima-se que ela seja responsável por cerca de uma morte a cada 2.000 nascimentos (0,05%);
  • 85% dos casos ocorrem com crianças que dormem de barriga para baixo ou que compartilham o leito com os pais ou cuidadores;
  • a simples ação de colocar o bebê para dormir de barriga para cima reduz o número de óbitos em mais de 50%;
  • deitar o bebê de barriga para baixo, em colchões e travesseiros macios, aumenta em 20 vezes o risco da síndrome da morte súbita infantil;

No Brasil, o costume de deitar os bebês de lado, posição que protege mais do que deixá-los de bruços, mas menos do que se estivessem de barriga para cima, explica por que a incidência é mais baixa: 5 a 10 em cada 10 mil crianças nascidas.

O que é a SMSI?

A síndrome da morte súbita do lactente é a morte súbita e inexplicável de um bebê com menos de 1 ano de idade. A maioria dessas mortes está associada ao sono, e é por isso que às vezes ainda é chamada de “morte do berço”.

A síndrome da morte súbita em bebê pode ser evitada?

A falta de respostas faz parte do que a torna tão assustadora. A Síndrome da morte súbita é a principal causa de morte entre bebês de 1 mês a 1 ano de idade e permanece imprevisível, apesar de anos de pesquisa.

Mesmo assim, esse risco pode ser bastante reduzido. Mais importante: bebês com menos de 1 ano de idade devem ser colocados de barriga para cima para dormir – nunca com o rosto para baixo, de barriga para baixo ou de lado. Dormir de barriga ou de lado aumenta o risco.

Fazer um pacotinho com o bebê, o famoso charutinho, com um swaddle ou cueiro também previne a Síndrome da Morte Súbita.

Imagem de cinco modelos estampados de swaddle para embrulhar bebê. Em volta dos modelos, escritos descrevem os produtos.

Quais bebês estão em risco?

Ao considerar quais bebês podem estar em maior risco, nada é provável que cause uma morte por SMSI. Em vez disso, vários fatores de risco podem se combinar para fazer com que um bebê em risco morra.

A maioria das mortes por SMSI ocorre em bebês de 2 a 4 meses e os casos aumentam durante o tempo frio. Crianças negras e nativas americanas têm maior probabilidade de morrer do que crianças caucasianas. Mais meninos do que meninas são vítimas de SMSI.

Outros riscos possíveis incluem:

– fumar, beber ou usar drogas durante a gravidez e após o nascimento

– precário atendimento pré-natal

– prematuridade ou baixo peso ao nascer

– história familiar de SMSI

– mães com menos de 20 anos

– estar em torno da fumaça do tabaco após o nascimento

– superaquecimento

Os médicos diagnosticam a maioria dos problemas de saúde com base nos sintomas que causam. Mas a maioria dos diagnósticos de SMSI ocorre somente após todas as outras possíveis causas de morte terem sido descartadas. Esta revisão ajuda a identificar as verdadeiras mortes por SMSI devido a acidentes, abuso e condições não diagnosticadas anteriormente, como distúrbios cardíacos ou metabólicos.

10 dicas para ajudar a previnir a Síndrome da morte súbita em bebês

Muitas famílias se perguntam se tem como evitar a síndrome da morte súbita em bebês e a resposta é que existem algumas atitudes que podem sim rduzir esse risco no primeiro ano de vida do bebê e são elas:

1) Coloque o bebê para dormir de barriga para cima

Bebê deitado de bruços em uma posição perigosa

O risco de SMSI de um bebê é muito maior sempre que ele dorme de lado ou de barriga para baixo. (Um bebê colocado de lado pode rolar de bruços.) Essas posições colocam o rosto do bebê no colchão ou na área de dormir, o que pode sufocá-lo.

Então, toda vez que você coloca seu bebê no berço para dormir – para cochilos, à noite ou a qualquer momento – deite-o de costas. Não o deixe dormir em um carrinho, cadeirinha ou bebê conforto por um período prolongado de tempo. Tirá-lo e colocá-lo em uma superfície plana ou cama.

Diga a qualquer pessoa que cuide do seu bebê o quão essencial é colocar seu bebê dormindo de costas toda vez. Isso inclui avós, babás e prestadores de cuidados infantis, irmãos mais velhos e outros. Eles podem pensar que uma vez não importa, mas importa sim. Quando um bebê que geralmente dorme de costas é repentinamente deitado de bruços para dormir, o risco de SMSI é muito maior.

Se você pensa na possibilidade do bebê engasgar enquanto dorme de costas, fique tranquila. A asfixia é muito rara e bebês saudáveis ​​tendem a engolir ou tossir líquidos automaticamente. Se estiver preocupada, pergunte ao seu pediatra sobre elevar a cabeceira da cama do seu bebê.

Depois que o bebê rolar nos dois sentidos, o que geralmente acontece por volta de 6 meses, ele pode não ficar de costas. Isso está ok. É bom deixá-lo escolher sua própria posição de sono, uma vez que ele sabe rolar.

Preocupações comuns – Alguns pais podem se preocupar com a “síndrome da cabeça chata” (plagiocefalia posicional). É quando os bebês desenvolvem um ponto plano na parte de trás da cabeça por passar muito tempo deitado de costas. Desde a campanha “Back to Sleep”, isso se tornou mais comum – mas é facilmente tratável alterando a posição de um bebê no berço e permitindo um “tempo de barriga” mais supervisionado enquanto ele está acordado.

2) A cama ou colchão devem ser firmes, sem brinquedos ou almofadas ou kit berço 

Para evitar sufocamento ou asfixia, sempre coloque seu bebê para dormir em um colchão firme ou superfície plana em um berço. Tudo o que o berço do seu bebê precisa é o lençol adequado – não coloque cobertores, colchas, travesseiros, brinquedos de pelúcia ou amortecedores no berço do bebê. Caso esteja frio uma boa opção são os sacos de dormir que deixam o bebê quentinho e seguro na posição correta.

3) Nunca fume perto do bebê

Se você fuma, eis um motivo enorme para parar antes de engravidar: os bebês nascidos de mulheres que fumaram durante a gravidez morrem de SMSI 3 vezes mais que os bebês nascidos de não fumantes. Fumar durante a gravidez é um importante fator de risco para SMSI, e o fumo passivo ao redor do bebê também aumenta as chances de SMSI. Não deixe ninguém fumar ao redor do seu bebê.

4) Mantenha o bebê dormindo perto, mas não em sua cama

Bebê deitado em um berço portátil ao lado da cama da mãe

Quando um bebê dorme no mesmo quarto que a mãe, estudos mostram que ele reduz o risco de SMSI. Mas é perigoso para um bebê dormir com outra criança ou adulto na mesma cama, em uma poltrona e em um sofá. O ideal nesses casos é ter um berço portátil que pode ser levado para diversos cômodos da casa mantendo o bebê seguro, protegido e ao mesmo tempo pertinho dos pais.

Se você levar o bebê para a cama para confortá-lo ou amamentá-lo, coloque-o de volta no berço, quando estiver pronto para dormir. Se você estiver cansada, não amamente enquanto estiver sentada em uma cadeira ou em um sofá, caso adormeça.

Nunca leve o bebê para a cama com você quando estiver muito cansada ou usando medicamentos que afetam seu sono.

O Ninho redutor de berço pode ser um item interessante para que o bebê se sinta confortável e seguro no berço.

Bebê deitado em um ninho redutor de berço com sua mãe ao lado

5) Amamente o máximo de tempo que puder

Amamentar seu bebê pode reduzir o risco de SMSI em até 50%, embora os especialistas não tenham certeza do porquê. Alguns acham que o leite materno pode proteger os bebês de infecções que aumentam o risco de SMSI. Não beba álcool se amamentar, porque isso aumenta o risco de SMSI do seu bebê. Além disso, o simples toque é útil. O contato pele a pele é importante para o desenvolvimento do bebê.

6) Imunize o bebê com todas as vacinas

As evidências mostram que bebês que foram vacinados de acordo com as recomendações da Academia Americana de Pediatria e o CDC têm um risco 50% reduzido de SMSI em comparação com bebês que não estão totalmente imunizados. Para ver o calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde do Brasil clique aqui.

7) Considere o uso da chupeta ao colocar o bebê para dormir 

Colocar o bebê para dormir com chupeta também pode ajudar a prevenir a SMSI, embora os pesquisadores não tenham certeza do porquê. Existem algumas dicas a seguir ao usar uma chupeta:

– Se estiver amamentando, aguarde até que seu bebê esteja amamentando regularmente (pelo menos 1 mês de idade) antes de começar a usar uma chupeta. A introdução de uma chupeta muito cedo pode causar confusão de bicos e fazer com que o bebê prefira o bico ao invés do seu seio.

– Não force o seu bebê a chupar, se ele não quiser.

– Coloque a chupeta na boca do bebê quando o colocar para dormir, mas não coloque de volta na boca depois que ele cair no sono.

– Mantenha a chupeta limpa e compre uma nova se o bico estiver danificado ou furado.

– Não cubra a chupeta com mel, álcool ou qualquer outra substância.

8) Mantenha o bebê aquecido

Como o superaquecimento pode aumentar o risco de SMSI do bebê, vista-o com roupas leves e confortáveis ​​para dormir e mantenha a temperatura ambiente em um nível confortável para um adulto.

Se você estiver preocupada com que o bebê passe frio, vista-o de pijama que cubra os braços, pernas, mãos e pés ou coloque-o em um “saco de dormir”. No entanto, não use um cobertor comum – seu bebê pode se enroscar nele ou puxá-lo sobre o rosto.

9) Evite produtos que pretedem reduzir o risco de SMSI

É melhor evitar qualquer produto que diga que pode reduzir o risco de SMSI do bebê, porque não foi comprovadamente ser seguro ou eficaz. Monitores cardíacos e respiradores eletrônicos também não foram comprovados para reduzir o risco, portanto, evite-os também.

10) Não dê mel a um bebê com menos de 1 ano de idade

Como o mel pode levar ao botulismo em crianças muito pequenas, nunca dê mel a uma criança com menos de 1 ano de idade. O botulismo e as bactérias que o causam podem estar ligados aos SMSI.

Não se esqueça que o profissional de saúde do seu bebê está sempre aqui para responder às suas dúvidas sobre SMSI, prevenção e segurança. Não hesite em entrar em contato com eles se tiver alguma preocupação.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe esse importante tema em suas redes sociais.

Sou Marília Tannuri Verni,

mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos), 

publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e Proprietária da Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram