A maternidade e o mercado de trabalho

Voltar a trabalhar depois de ter um bebê é um marco. Você passou os últimos meses em uma “lua de bebê” com apenas as necessidades do seu pequeno para se preocupar e agora você precisa conciliar um trabalho fora de casa com a maternidade. 

No meu primeiro filho demorei 1 ano para voltar ao mercado de trabalho e assim mesmo optei por empreender e abrir meu próprio negócio (que é essa loja virtual que você está navegando). No segundo filho voltei com 2 meses, mas carregava ele para o trabalho junto comigo.

Cerca de 60% das mães com filhos pequenos trabalham fora de casa. Então é importante saber que isso não é impossível.

Conversar com outras mães que já estão na ativa é essencial para entender como se organizar. Todo mundo é diferente, mas você vai estabelecer sua própria rotina no tempo certo. 

Tudo o que você está pensando faz todo o sentido. Esta é uma grande transição e pesquisas mostram que, para muitas mulheres, o retorno ao trabalho acontece quando a mulher ainda não se sente pronta ou preparada e que é sempre mais difícil do que o esperado. 

Nesse artigo vamos te dar algumas dicas de como passar por essa fase sofrendo um pouco menos: 

1)      Prepare-se com antecedência:

Quando voltar ao trabalho perceberá que é uma rotina completamente nova. Se antes você acordava e tomava um belo banho, escolhia sua roupa com calma e tomava um super café da manhã, agora o centro das atenções será o bebê e seus cuidados:

  • Com uns 15 dias antes da sua volta ao trabalho comece a ordenhar seu leite e separá-lo em saquinhos no freezer.
  • Se o bebê já come papinhas faça a mais e comece a congelar.
  • Organize sua casa e sua vida para o retorno ao trabalho. 

2)      Inicie a creche ou escolinha alguns dias antes da sua volta:

Mesmo que seja por meio período, pois assim você fica mais tranquila em fazer a adaptação do bebê e também a sua.

Arrume a bolsa maternidade com tudo o que seu bebê vai precisar ou com a listagem que a creche ou escolinha vão te passar.

Se optar por deixar o bebê com a babá ou com algum familiar faça essa adaptação também aos poucos.

Use esse tempo livre para organizar sua vida e a volta ao trabalho. 

3)      Veja no trabalho se é possível voltar no meio da semana:

As segundas-feiras são sempre aquela correria e aquele caos. Se for possível a volta no meio da semana será mais fácil se organizar. Na quarta-feira seria perfeito.

Outro ponto é que já estará próximo do final de semana e você pode sentir o que precisa mudar ou ajustar para que a próxima semana comece redonda. 

4)      Veja a possibilidade de voltar gradualmente:

Converse com seus empregadores e veja a possibilidade de trabalhar dia sim dia não ou apenas meio período para que possa se adaptar à nova rotina.

Muitas mulheres abdicam de alguns dias de férias ou licença maternidade para fazer esse retorno gradativo ao trabalho. Tudo é uma questão de combinar com seu chefe. 

5)      Trabalhar em casa pode ser uma opção:

Atualmente muitas empresas tem feito essas alterações e experimentos. Se você conseguir um ou dois dias da semana para trabalhar em home office já será um grande avanço.

Outra perspectiva é a de se tornar uma empreendedora e trabalhar em casa.

Acabei optando por ser empreendedora. Minha loja era física, mas eu tinha flexibilidade em meus horários e organizei a rotina da melhor forma pra mim e para meu filho.

6)      Encontre um grupo de apoio:

Existem milhares de mães que trabalham todos os dias e organizam suas vidas e de seus filhos. Encontrar um grupo de apoio materno pode te fazer ver as coisas de uma outra maneira. Nesse grupo também podem ser trocadas experiências e rotinas.

Acredito muito na força de grupos de mães, tanto que participo ativamente de vários deles. É enriquecedor trocar experiências, mesmo que seja de forma virtual. 

7)      Veja seu retorno ao trabalho como uma oportunidade de carreira:

Embora isso não aconteça nas primeiras semanas ou até mesmo meses de seu retorno, uma vez que esteja estabelecida na vida como uma mãe que trabalha, você se tornará infinitamente mais eficiente. 

Em nossa cultura de apoio inadequado para as mães que trabalham fora, é fácil nos sentirmos culpadas. 

Mas lembre-se que você está trazendo de volta ao trabalho todo um conjunto de novas habilidades e uma nova capacidade de desenvolver várias tarefas.

Você é valiosa para o seu local de trabalho. Não se culpe por ter um bebê e trabalhar fora. Se orgulhe. Você é incrível.

Mudando sua mente

Sempre mantenha a mente e o coração abertos para mudanças. Até que seu retorno aconteça você não saberá como vai se sentir. 

Algumas mulheres voltam e descobrem que não é possível continuar e podem haver diversos motivos para essa descoberta:

  • Pode não valer a pena financeiramente
  • Você pode achar muito difícil deixar seu bebê sob os cuidados de outra pessoa.  

Se voltar e perceber que não está funcionando para você ou sua família repense sua posição.

Infográfico sobre a Maternidade e o Mercado de trabalho em 2018:

Tivemos acesso a uma pesquisa com 10 mil mulheres brasileiras e com os dados coletados fizemos um infográfico bem completo sobre como a mulher brasileira enxerga a maternidade e a volta ao mercado de trabalho.

Conheça nossa linha de sapato infantil Gambo.

Espero que o texto tenha sido útil pra você e possa ser para outras mamães. Compartilhe e deixe seu comentário sobre sua experiência. 

Beijos e até o próximo papo!

Sou Marília Tannuri Verni.

Mãe de 2 meninos,

publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas

e proprietária do Ecommerce Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram