Bebê Charutinho – Vantagens e passo a passo para embrulhar seu bebê

Visitando uma maternidade ou berçário de um hospital podemos notar que os bebês ficam embrulhadinhos como um charutinho, apenas com a cabeça aparecendo. Isso porque as enfermeiras conhecem um dos segredos para um bebê feliz e tranquiloenrolar.

Enrolar é um método antigo que envolve o recém-nascido em um pano ou cueiro. E mais atualmente em um swaddle já pronto. Além de super fofo serve ao propósito muito importante de ajudar o recém-nascido a ficar calmo e dormir mais profundamente. 

Veja como:

  • Uma faixa ajuda o bebê a se sentir seguro e protegido enquanto se ajusta à vida fora do útero. 
  • Enrolar ajuda a evitar que ele agite os braços e as pernas, o que pode desencadear o Reflexo de Moro (movimento involuntário do corpo do bebê, que está presente nos primeiros 3 meses de vida, e no qual os músculos dos braços reagem de forma protetora sempre que acontece uma situação que cause insegurança) e, potencialmente, fazer com que o bebê acorde.
  • Uma faixa mantém o bebê aconchegante e aquecido até que seu termostato interno comece a funcionar. 

Em suma, há muitos bons motivos para tentar essa prática milenar. Mas descobrir como fazer isso sozinho pode ser um pouco difícil. Aqui está um guia passo a passo sobre como embrulhar um recém-nascido como um profissional, as dicas com técnicas seguras de enfaixar e quando é hora de parar.

Como embrulhar um bebê, passo a passo

Embrulhar o bebê requer apenas alguns passos. Tenha em mãos um cueiro ou fralda grande.

  • Encontre uma superfície plana – Estenda o cueiro na forma de um diamante com um canto apontando para cima em uma superfície plana (como o meio da cama). Dobre o canto superior para baixo cerca de 15 cm.
  • Coloque o bebê com a face para cima no cobertor – Sua cabeça deve ficar acima da borda dobrada do cobertor, e seu corpo deve se estender diretamente para o canto inferior.
  • Endireite o braço esquerdo do bebê – Em seguida, pegue o lado esquerdo do cobertor e envolva-o sobre o braço esquerdo e o peito. Coloque o cobertor sob o braço direito e as costas. Nesse ponto, o braço esquerdo do bebê estará coberto, mas o braço direito estará livre.
  • Aumente a parte inferior – Dobre o canto inferior do cobertor sobre o corpo do bebê e coloque-o sob a primeira dobra, sob o queixo. Estique o braço direito do seu bebê e puxe o lado direito do cobertor sobre o corpo do bebê e coloque-o sob o lado esquerdo.
  • Prenda o cueiro – Torça levemente a ponta do cueiro e coloque-o embaixo do bebê.

Algumas coisas importantes para se ter em mente: O enfaixamento deve ser confortável, mas não muito apertado. Você deve poder colocar dois a três dedos entre o peito do bebê e o cueiro, e o mesmo deve estar solto em volta dos quadris para que ele possa mover as pernas livremente.

Se o seu bebê preferir ter os braços livres, não há problema em deixar um ou ambos os braços fora do embrulho. Mas se parece que seu bebê está sempre tentando sair do embrulho, ele simplesmente pode não ser um fã (nem todos os bebês são) ou pode estar ficando ativo demais para ser enrolado.

Em ambos os casos, é uma boa ideia considerar tentar um swaddle já pronto (que vem com fechos de velcro ou zíper).

Bebê embrulhado no sistema charutinho dormindo.

O método de enrolar um prematuro é diferente?  

Enrolar é tão calmante para bebês prematuros quanto para recém-nascidos a termo. Mas considere juntar as mãos sobre o peito na frente do bebê, em vez de endireitar os lados, o que pode ser mais reconfortante para alguns prematuros.

Provavelmente, você se tornará um especialista em charutinhos. Mas se você estiver inseguro, pergunte ao pediatra do bebê. Ele pode verificar suas habilidades e compartilhar algumas dicas úteis se você não estiver entendendo direito como executar a tarefa.  

Como enrolar com um Swaddle

Gosta da ideia de enfaixar, mas não quer usar um cueiro?  Os Swaddles ajustáveis com presilhas de velcro ou zíperes são tão seguros quanto os cueiros e oferecem os mesmos benefícios sem a necessidade de dobrar e redobrar. As instruções específicas variam dependendo de qual marca você compra. Mas geralmente tendem a ser mais fáceis de dominar do que os cueiros.

Imagem de cinco modelos estampados de swaddle para embrulhar bebê. Em volta dos modelos, escritos descrevem os produtos.

 

É seguro enrolar o bebê?

É importante frisar que esse método não é totalmente isento de riscos. Mas a Academia Americana de Pediatria diz que enfaixar pode encorajar seu recém-nascido a cochilar melhor – desde que seja feito corretamente e praticado de acordo com outras diretrizes de sono seguro.

Cueiros muito frouxos e que se soltam durante o sono podem cobrir o rosto do bebê e causar sufocamento. O risco é agravado pelo fato de que bebês enfaixados tendem a dormir mais profundamente. Portanto, se seus rostos ficarem cobertos, é menos provável que eles acordem e mudem de posição.

Cueiros muito justos, especialmente em volta dos quadris do bebê, também não são bons. Faixas apertadas forçam suas pernas a uma posição anormalmente reta que pode danificar seus quadris, articulações e cartilagem. Para encorajar o desenvolvimento saudável do quadril, a parte inferior da faixa deve ser frouxa o suficiente para que as pernas do bebê fiquem dobradas para cima e para fora, como naturalmente fariam em um recém-nascido deitado de costas sem faixa.

Envolver o seu bebê da maneira certa vai encorajá-lo a dormir mais profundamente, enquanto dá paz de espírito para as mamães (para que possam dormir um pouco). Algumas dicas importantes de segurança a serem lembradas:

  • Charutinho confortável, mas não muito confortável – No topo da faixa, você deve poder colocar dois a três dedos entre o cueiro e o peito do bebê. A parte inferior da faixa deve ser frouxa o suficiente para que as pernas do bebê fiquem dobradas e abertas.
  • Sempre coloque seu bebê para dormir de costas – É a posição mais segura, esteja ele enfaixado ou não. 
  • Mantenha seu bebê fresco – Enrolar pode causar superaquecimento, o que pode aumentar o risco de síndrome da morte súbita infantil . Mantenha o ambiente em uma temperatura confortável (entre 20 e 22 graus). E resista ao impulso de embrulhar seu bebê em camadas extras – um pijama e o cueiro são provavelmente o suficiente para mantê-lo confortável. Suor, cabelo úmido, bochechas coradas, erupção cutânea e respiração rápida são todos possíveis sinais de que seu bebê pode estar com muito calor.
  • Swaddle para dormir à noite e cochilos – Enrolar pode ajudar o seu bebê a dormir melhor durante o dia e à noite. Se colocá-lo em um pacotinho por horas durante a noite deixa você nervoso, saiba que, contanto que você siga as orientações para dormir e enfaixar com segurança, enfaixar na hora de dormir não é mais arriscado do que enfaixar durante as sonecas. Você também terá muitas oportunidades para ver como ele está, já que ele acorda com frequência para mamar. Mas se verificar o bebê enquanto ele dorme lhe dá mais tranquilidade, fique à vontade para espiar com mais frequência.   

Tudo bem não enfaixar um recém-nascido?

Muitos pais juram que enfaixar é a chave para acalmar seus recém-nascidos. Mas se seu bebê não parece ser um fã, você deve estar se perguntando se isso é absolutamente necessário.

A verdade é que nem todo bebê adora enfaixar. Alguns parecem achar os panos restritivos e tentarão lutar para se libertar todas as vezes. Portanto, se ficar embrulhado deixa seu bebê mais agitado do que calmo, você não precisa fazer isso.

Antes de desistir completamente, porém, você pode querer experimentar algumas alternativas. Se seu bebê parece querer os braços abertos, tente deixá-los fora do cueiro. A liberdade extra pode tornar o enfaixamento mais atraente para ele.  

Tem um pequenino que adora chutar? Ele pode se sair melhor com um envoltório de velcro ou um casulo com zíper ou saco de dormir (que permite mais movimento das pernas).

Você pode ter que tentar alguns métodos diferentes para encontrar aquele que o seu bebê mais gosta – mas, assim que fizer isso, estocar alguns para ter extras à mão em caso de vazamento da fralda ou saliva.

E se nenhum parece ser o ajuste certo? Sinta-se à vontade para seguir em frente. Não há necessidade de forçar seu bebê a se enfaixar se ele não gostar.

Quando parar de enfaixar?

Enfaixar pode ser uma jogada inteligente para os recém-nascidos. Mas é perigoso para bebês mais velhos que conseguem se livrar de seus panos. Ficar enrolado também pode interferir no desenvolvimento saudável de bebês mais velhos, pois os impede de praticar habilidades motoras adequadas à idade.

Então, com que idade você deve parar de enfaixar? Você vai querer parar assim que seu filho ficar mais ativo e começar a tentar rolar, o que pode ocorrer em 2 meses, sendo um bom momento para parar de enfaixar, mas geralmente acontece por volta dos 3 ou 4 meses.

Mesmo depois que seu bebê cresce fora das faixas, no entanto, ele ainda é muito jovem para dormir com um cobertor. Para mantê-lo confortável e ao mesmo tempo seguir as diretrizes para um sono seguro, experimente um saco de dormir. Esses cobertores vestíveis adicionam uma camada extra de calor, e alguns até vêm com recursos projetados para ajudar os bebês a se afastarem de seus panos de forma mais confortável.

Enfaixar pode ser intimidante no início, mas fique tranquilo: os pais vêm embrulhando seus bebês para dormir há muito tempo e, com tantas oportunidades de praticar, você também aperfeiçoará rapidamente sua técnica.  

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram