Pré Adolescência – Quando começa e o que esperar

Nesse ano meu filho Ian completou 12 anos e comecei a notar alguns comportamentos e atitudes diferentes dos habituais.

Também comecei a perceber diferenças no corpinho e na voz.

Essa semana ele foi em sua primeira baladinha e veio me contar que deu seu primeiro beijo na boca (pausa para a cara de susto da mamãe aqui) então percebi que meu bebê estava crescendo e que precisava buscar informações para essa nova fase que vamos passar. Aquele bebê fofo que levei ao colo no batizado, amamentei por mais de 1 ano e zelei por seu sono noites a fio agora já beija na boca…

Procurei por psicólogos, pediatras e hebiatras (médico especialista em adolescente – vou falar mais sobre essa especialidade durante o texto) para escrever um artigo bem completo e tirar minhas dúvidas e de outras mamães que tem filhos entrando na pré-adolescência.

Vou dividir esse artigo em tópicos, pois ele é extenso e fala sobre diversos aspectos da adolescência, caso você prefira ir direto ao ponto é só clicar em um dos assuntos abaixo, mas recomendo a leitura completa do texto:

1)      Estágios da Adolescência

2)      Alterações físicas durante a puberdade

3)      Preocupações que as meninas têm sobre a puberdade

4)      Preocupações que os meninos têm sobre a puberdade

5)      Puberdade Precoce

6)      Desenvolvimento Físico do Adolescente: O que é normal? O que não é?

7)      Hebiatra – O especialista de saúde da adolescência

Preparados? Então vamos nessa com a mamãe aqui…

1)  Estágios da Adolescência

A adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta. Inclui algumas grandes mudanças – no corpo e na maneira como o jovem se relaciona com o mundo. Os brinquedos vão ficando de lado e a parte social começa a ser mais importante.

As muitas mudanças físicas, sexuais, cognitivas, sociais e emocionais que ocorrem durante este período podem trazer ansiedade para as crianças e suas famílias. Entender o que esperar em diferentes fases pode promover o desenvolvimento saudável durante toda a adolescência e no início da idade adulta. 

Pré-Adolescência (10 a 13 anos)

– Durante este estágio, as crianças muitas vezes começam a crescer mais rapidamente: Eles também começam a notar outras mudanças no corpo, incluindo o crescimento de pelos embaixo dos braços e perto dos órgãos genitais, o desenvolvimento das mamas nas meninas e o aumento dos testículos nos meninos . Essas mudanças geralmente começam um ou dois anos mais cedo em meninas do que em meninos, e pode ser normal que algumas mudanças comecem aos 8 anos para elas e aos 9 anos para eles. Muitas das meninas devem iniciar seu ciclo menstrual por volta dos 12 anos, em média, 2 a 3 anos após o início do desenvolvimento das mamas.

– Essas mudanças corporais podem inspirar curiosidade e ansiedade em alguns – especialmente se eles não sabem o que esperar ou o que é normal: Algumas crianças também podem questionar sua identidade de gênero neste momento, e o início da puberdade pode ser um momento difícil para crianças transexuais. 

– Os pré-adolescentes têm um pensamento concreto e em preto e branco: As coisas estão certas ou erradas, grandes ou terríveis, oito ou oitenta – sem muito espaço entre elas. Neste estágio, é normal que os jovens centralizem seu pensamento em si mesmos (chamado “egocentrismo”). Como parte disso, pré-adolescentes e adolescentes são muitas vezes autoconscientes de sua aparência e sentem que estão sempre sendo julgados por seus colegas .

– Pré-adolescentes sentem uma necessidade crescente de privacidade: Começam a fechar a porta do quarto e do banheiro, colocam fones de ouvido para escutar suas coisas com privacidade e até podem começar a explorar maneiras de serem independentes de sua família. Nesse processo, eles podem ultrapassar limites e podem reagir fortemente se os pais ou responsáveis reforçarem os limites.

Adolescência Média (14 a 17 anos)

– Mudanças físicas da puberdade continuam durante a adolescência média:  A maioria dos meninos terá iniciado seu estirão de crescimento e as mudanças relacionadas à puberdade continuarão. Eles podem ter alguma mudança de voz. Alguns desenvolvem acne. As mudanças físicas podem estar quase completas para as meninas, e a maioria delas agora tem períodos regulares.

– Nessa idade, muitos adolescentes se interessam por relacionamentos românticos e sexuais: Eles podem questionar e explorar sua identidade sexual – o que pode ser estressante se eles não tiverem apoio de colegas, família ou comunidade. Outra forma típica de explorar sexo e sexualidade para adolescentes de todos os gêneros é a auto-estimulação, também chamada de masturbação.

– Luta por mais independência: Eles podem passar menos tempo com a família e mais tempo com os amigos. Estão muito preocupados com sua aparência , e a pressão dos colegas pode atingir o pico nessa idade.   

– O cérebro continua a mudar e amadurecer nesta fase, mas ainda há muitas diferenças na forma como um adolescente normal pensa em comparação com um adulto: Muito disso é porque os lobos frontais são as últimas áreas do cérebro a amadurecer – o desenvolvimento não é completo até que a pessoa esteja com mais de 20 anos! Os lobos frontais desempenham um papel importante na tomada de decisões complexas, no controle de impulsos e na capacidade de considerar múltiplas opções e consequências. Adolescentes são mais capazes de pensar abstratamente e considerar “o quadro geral”, mas ainda podem não ter a capacidade de aplicá-lo no momento. Embora eles possam ser capazes de caminhar pela lógica de evitar riscos fora dessas situações, emoções fortes muitas vezes continuam a direcionar suas decisões quando os impulsos entram em ação.

Adolescentes tardios (18 a 21 anos … e além!)

Os adolescentes tardios geralmente completaram o desenvolvimento físico e atingiram a altura adulta completa. Eles geralmente têm mais controle do impulso e podem ser mais capazes de avaliar riscos e recompensas com precisão. 

Os adolescentes que entram no início da vida adulta têm um senso mais forte de sua própria individualidade agora e podem identificar seus próprios valores . Eles podem se tornar mais focados no futuro e basear suas decisões em suas esperanças e ideais. Amizades e relacionamentos amorosos tornam-se mais estáveis. Eles se tornam mais emocional e fisicamente separados de sua família. No entanto, muitos reestabelecem um relacionamento “adulto” com seus pais, considerando-os mais como iguais a quem pedir conselhos e discutir assuntos maduros, ao invés de uma figura de autoridade.

Pais: Como Ajudar Seus Filhos A Navegar Pela Adolescência

As crianças e seus pais muitas vezes lutam com a mudança da dinâmica das relações familiares durante a adolescência. Mas os pais ainda são um porto seguro durante todo esse tempo.Aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

– Ajude seu filho a antecipar mudanças em seu corpo: Aprenda sobre a puberdade e explique o que vem pela frente. Assegure-lhes que as mudanças físicas e a sexualidade emergente fazem parte do desenvolvimento normal e saudável. Deixe espaço para perguntas e permita que as crianças façam perguntas em seu próprio ritmo. Converse com seu pediatra quando necessário!

– Antecipe determinadas conversas: Manter uma comunicação aberta sobre relacionamentos saudáveis , sexo , sexualidade, consentimento e segurança (por exemplo, como evitar infecções sexualmente transmissíveis e gravidez e uso de substâncias ). Começar essas conversas durante o início da adolescência ajudará a construir uma boa estrutura para discussões posteriores. 

– Mantenha as conversas com o seu filho positivas: Aponte pontos fortes. Celebre os sucessos. 

– Seja solidário e estabeleça limites claros com expectativas altas (mas razoáveis): Comunique expectativas claras e razoáveis ​​sobre os horários de dormir e de comer, o engajamento da escola, o uso de celulares, tablets e outras mídias. Gradualmente vá expandindo oportunidades para mais independência ao longo do tempo, à medida que seu filho assume a responsabilidade. Jovens com pais que visam esse equilíbrio tem menores taxas de depressão e uso de drogas.

– Discuta comportamentos de risco (como atividade sexual e uso de substâncias) e suas consequências: Certifique-se de dar um exemplo positivo por si mesmo. Isso pode ajudar os adolescentes a considerar ou ensaiar a tomada de decisões antes do tempo e se preparar para quando as situações surgirem.

– Honre a independência e a individualidade: Isso tudo faz parte da mudança para o início da idade adulta. Sempre lembre ao seu filho que você está lá para ajudar quando necessário.Os anos da adolescência podem parecer como andar de montanha-russa. Ao manter relacionamentos positivos e respeitosos entre pais e filhos durante esse período, sua família pode (tentar) aproveitar o passeio!

2)  Alterações físicas durante a puberdade

A puberdade é composta de uma sequência clara de estágios, afetando os sistemas esquelético, muscular, reprodutivo e quase todos os outros. Alterações físicas durante a puberdade tendem a ser mais graduais e constantes. Isso é reconfortante para muitos pais que sentem que a infância passa depressa demais.

 

Mudanças na composição corporal e altura

A maioria das crianças tem uma aparência mais magra durante a infância do que durante os anos pré-escolares. Isto é devido a mudanças no acúmulo e localização da gordura corporal. 

À medida que o tamanho do corpo de uma criança aumenta, a quantidade de gordura corporal permanece relativamente estável, dando-lhe uma aparência mais fina. Também durante esta fase da vida, as pernas de uma criança são mais longas em proporção ao corpo do que eram antes. 

Em média, o crescimento constante da meia infância resulta em um aumento de altura de pouco mais de 5 cm por ano em meninos e meninas. O ganho de peso é em média de 2,94 Kilos por ano.

Uma série de fatores, incluindo a proximidade da puberdade, determinará quando e quanto a criança crescerá. Em geral, tende a haver um período de crescimento ligeiramente maior entre os 6 e 8 anos de idade. Isso pode ser acompanhado pelo aparecimento de uma pequena quantidade de pêlos pubianos, pêlos nas axilas, acne leve e odor corporal.

 

A influência da hereditariedade

Talvez mais do que qualquer outro fator, o crescimento do seu filho e a altura final serão influenciados pela hereditariedade. Embora existam exceções, os pais altos geralmente têm filhos altos e os pais baixos geralmente têm filhos pequenos. Essas são as realidades da genética.

 

Preocupações sobre o crescimento

Se seu filho parece muito mais baixo ou alto em relação a seus amigos da mesma idade, converse com seu pediatra. Um verdadeiro distúrbio do crescimento pode, às vezes, ser tratado pela administração de hormônios de crescimento; entretanto, esta terapia é reservada para crianças pequenas cujas glândulas não podem produzir esse hormônio. 

 

Picos de crescimento

Assim como a altura pode variar de criança para criança, o mesmo pode acontecer com o crescimento de uma criança. 

Apesar das médias mencionadas acima, as crianças tendem a crescer em picos. Assim, eles podem crescer mais rápido às vezes e mais devagar em outros momentos. 

Algumas crianças crescem até 3 X mais rápido durante um determinado período, em comparação com períodos mais lentos. Essas variações individuais de tempo – juntamente com fatores hereditários – são amplamente responsáveis ​​pelas grandes variações de tamanho entre crianças da mesma idade. As diferenças de altura entre as crianças em uma sala de aula típica da escola primária podem variar de 10 a 12 centímetros.

Embora meninos e meninas geralmente tenham altura semelhante durante o meio da infância, isso muda com o início da puberdade. Particularmente no fundamental 2, as garotas costumam ser mais altas que seus colegas do sexo masculino, mas dentro de um ano ou dois, os meninos alcançam e geralmente superam suas colegas de classe. Cerca de 25% do crescimento humano em altura ocorre durante a puberdade.

 

Influência da Nutrição no Desenvolvimento Físico

Diversos outros fatores – as chamadas influências ambientais – também podem afetar o desenvolvimento físico. A nutrição é importante para os processos normais de crescimento. Os pais devem fazer um esforço para garantir que seu filho consuma uma dieta bem equilibrada. A necessidade de uma criança por calorias aumenta durante os períodos de crescimento rápido, aumentando gradualmente à medida que ela passa da infância para a puberdade. No entanto, se as calorias consumidas excederem as gastas, uma criança pode desenvolver um problema de peso.

 

A importância do exercício regular  

As crianças também precisam se exercitar regularmente para garantir o desenvolvimento físico normal. Aqueles que passam seu tempo livre assistindo TV, jogando videogames ou participando de outras atividades fixas, em vez de brincar ao ar livre, podem ter um crescimento ósseo prejudicado. Quando a atividade física aumenta, os ossos ficam mais densos e mais fortes. No entanto, não há evidências de que um programa de exercícios muito extenuante ajude seu filho a crescer mais rápido. 

 

Mudanças pré-puberdade

Várias outras mudanças ocorrem durante a infância média:

– As crianças ficam mais fortes à medida que a massa muscular aumenta.

– As habilidades motoras – tanto na força quanto na coordenação – melhoram.

– O cabelo de uma criança em idade escolar pode se tornar um pouco mais escuro.

– A textura e aparência da pele de uma criança muda gradualmente, tornando-se mais parecida com a de um adulto.

Primeiros sinais da puberdade

A puberdade geralmente começa mais cedo do que os pais pensam:

– Meninas

1) O crescimento de mamas nas meninas começa por volta dos dez anos, com algumas meninas começando com oito e outras não começando até os treze.

2) As meninas devem ser examinadas pelo pediatra se começarem a puberdade antes dos oito anos de idade.

3) O pico do período de crescimento (em altura, peso, massa muscular e afins) em meninas ocorre cerca de um ano após o início da puberdade.

4) Menstruação geralmente começa cerca de 18 meses a dois anos após o início da puberdade. Em média, as primeiras menstruações ocorrem pouco antes das meninas completarem treze anos.

5) Se uma menina não mostra sinais de puberdade aos 13 anos, consulte o seu pediatra.

– Meninos

1) Os meninos entram na puberdade cerca de um ano depois das meninas. O primeiro sinal é o aumento dos testículos e um afinamento e avermelhamento do escroto, que ocorre em uma idade média de onze anos, mas pode ocorrer a qualquer momento entre nove e quatorze anos.

2) Os meninos devem ser examinados pelo pediatra se começarem a puberdade antes dos nove anos de idade.  

3) Para os meninos, o pico do período de crescimento ocorre cerca de dois anos após o início da puberdade.

4) Se um menino não mostrar sinais de puberdade aos 14 anos, consulte o seu pediatra.

 

Como discutir essas mudanças com seu filho

Seu filho precisa entender as mudanças físicas que ocorrerão em seu corpo durante a puberdade. Há muitas oportunidades durante esse tempo de vida para você conversar com seu filho sobre o que está vivenciando. Você deve enfatizar que essas mudanças são parte do processo natural de crescimento até a idade adulta, estimulado por hormônios (substâncias químicas produzidas no corpo).

Acompanhe as mudanças corporais do seu filho, respeitando totalmente a privacidade. Como as faixas etárias acima indicam, há grandes variações de “normal” no tempo em que a puberdade começa. Lembre ao seu filho que, embora seus amigos cresçam com taxas diferentes, eles acabarão se aproximando um do outro.

3)  Preocupações que as meninas têm sobre a puberdade

 

Desenvolvimento De Mama

Algumas meninas também têm ansiedades sobre o desenvolvimento das mamas. Por exemplo, um seio geralmente começa a se desenvolver antes do outro. Explique à sua filha que, à medida que seus seios se desenvolvem, é normal que um seja um pouco maior do que o outro. O tamanho do peito raramente é simétrico. Além disso, quando uma menina primeiro nota o nódulo sob um mamilo, ela pode se preocupar que isso seja câncer; assegure-lhe que uma mama está começando a se desenvolver antes da outra, mas se as perguntas persistirem, consulte o médico da sua filha.

Se os seios de uma menina começam a se desenvolver relativamente cedo, ela muitas vezes se sente constrangida e autoconsciente. Para ajudar sua filha a se sentir mais confortável em uma situação como essa, ela pode preferir usar roupas folgadas que disfarçam o desenvolvimento precoce dos seios. Além disso, esteja disposta a comprar um “sutiã de treinamento” quando ela solicitar um ou quando você sentir que ela já pode usar um.

 

Menstruação

Muitas preocupações sobre a puberdade centram-se na menstruação. Passe algum tempo ajudando sua filha a se preparar para o primeiro período, mais conhecido como Menarca. Não há razão para uma menina se surpreender com o primeiro ciclo menstrual, sem saber o que está acontecendo ou por quê.

Lembre-se, a menstruação pode começar mais cedo do que você espera. Certamente, quando o desenvolvimento do seio de sua filha tiver começado, vocês duas devem discutir completamente este tópico. Se você não tem conhecimento adequado, peça ao seu pediatra para encaminhá-la para algumas fontes informativas. 

Tópicos de menstruação para discutir sua filha:

– Discuta a biologia da menstruação, descrevendo-a como um processo corporal normal.

– Mencione que seus períodos podem ser irregulares, particularmente no começo, à medida que seu corpo se adapta a rápidas mudanças fisiológicas.

– Deixe-a saber que vários meses antes de seu primeiro período, o fluido pode ser secretado por glândulas dentro de sua vagina. Esta substância pode ter uma cor clara ou branca e uma consistência aquosa a espessa. Diga a ela para não se preocupar, e isso é normal.

– Explique que ela pode sentir algumas cólicas antes ou durante seus períodos. Se as cólicas se tornarem severas, seu médico pode ter algumas sugestões para aliviá-las, talvez com exercícios físicos ou medicação.

– Discuta a higiene relacionada com os ciclos menstruais. Certifique-se de que sua filha tenha os suprimentos de que precisará para seu primeiro período. Já que ela pode estar longe de casa quando o primeiro período começar, discuta como usar absorventes. Ela deve entender a necessidade de trocar os absorventes várias vezes ao dia.

– Muitas meninas perguntarão se podem participar de atividades como natação, equitação ou aulas de educação física. Garanta à sua filha que ela pode participar de atividades normais enquanto está menstruada. Às vezes, o exercício pode até aliviar as cólicas associadas aos períodos.

4)  Preocupações que os meninos têm sobre a puberdade 

Mudança de voz

À medida que a caixa de voz aumenta e as cordas vocais crescem, a voz pode “falhar” enquanto eles falam. Embora isso possa ser embaraçoso e irritante, é uma parte normal do processo de crescimento.

Sonhos molhados

Os meninos podem acordar de manhã e encontrar áreas pegajosas e úmidas em suas calças e lençóis. Esses ” sonhos úmidos “, ou poluções noturnas, são causados ​​por uma ejaculação, e não pela micção, que ocorre durante o sono e não são uma indicação de que o menino estava tendo um sonho sexual. Os pais devem explicar esses eventos ao filho sem culpa, e assegurá-lo de que ele não pode impedir que isso aconteça. Sonhos molhados são apenas parte do crescimento.

Ereções Involuntárias

Durante a puberdade, os meninos têm ereções espontaneamente, sem tocar o pênis e sem pensamentos sexuais. Essas ereções inesperadas podem ser bastante embaraçosas, especialmente se ocorrerem em público – na escola, por exemplo. Deixe seu filho saber que essas ereções inesperadas podem acontecer e são sinais normais de que seu corpo está amadurecendo. Explique que elas acontecem a todos os meninos durante a puberdade e que com o tempo elas se tornarão menos frequentes.

Inchaço nos mamilos

Muitos meninos experimentam inchaço dos mamilos durante os primeiros anos da puberdade. Na maioria das vezes, seu filho pode sentir um botão debaixo de um ou ambos os mamilos. Seus seios também podem ficar doloridos, especialmente quando atingidos. Depois de alguns meses – às vezes mais tempo – o inchaço desaparecerá; deixe seu filho saber que esses caroços raramente se tornarão verdadeiros seios.

Um testículo mais baixo que o outro

Testículos irregulares, embora possam ser embaraçosos no vestiário masculino, são normais e comuns.

Os pais podem apoiar a pré-adolescência:

À medida que seu filho se aproxima e entra na puberdade, seja sensível à sua necessidade de privacidade. Os pré-adolescentes muitas vezes se tornam mais envergonhados enquanto tomam banho, por exemplo, ou trocam de roupa. Respeite esse desejo de privacidade, não apenas no que se refere a seus corpos, mas também em outras áreas, como lembrar de bater antes de entrar em seus quartos.

Eles também se tornam mais sensíveis sobre como se parecem durante este tempo. Seu interesse em melhorar aumenta, e eles estão freqüentemente preocupados com sua aparência, graças em grande parte à influência de seus colegas e mensagens publicitárias. Preste atenção aos sinais de uma criança que tem uma imagem negativa de seu corpo, que em alguns casos pode resultar em distúrbios alimentares.

5)  Puberdade precoce: quando a puberdade começa cedo

O que é puberdade precoce?

A puberdade é definida como a presença de características sexuais secundárias: desenvolvimento de mamas em meninas, pêlos pubianos e aumento testicular e peniano em meninos. A puberdade precoce é geralmente definida como o início da puberdade antes dos 8 anos nas meninas e antes dos 9 anos nos meninos. Reconheceu-se que, em média, as meninas afro-americanas e hispânicas podem iniciar a puberdade um pouco antes das meninas brancas, de modo que elas podem ter uma probabilidade maior de ter puberdade precoce.

Quais são os sinais da puberdade precoce?

– Meninas: desenvolvimento progressivo das mamas, aceleração do crescimento e menstruação precoce (geralmente 2 a 3 anos após o surgimento das mamas)

– Meninos: aumento peniano e testicular, aumento da musculatura e dos pêlos do corpo, aceleração do crescimento, aprofundamento da voz

O que causa a puberdade precoce?

Na maioria das vezes, quando a puberdade ocorre cedo, é apenas uma aceleração do processo normal; em outras palavras, o alarme toca muito cedo porque o relógio está funcionando rápido. Ocasionalmente, a puberdade pode começar cedo devido a uma anormalidade na glândula mestra (pituitária) ou na parte do cérebro que controla a hipófise (hipotálamo). Essa forma de puberdade precoce é denominada puberdade precoce central ou CPP.

Raramente, a puberdade ocorre cedo porque as glândulas que produzem hormônios sexuais, os ovários em meninas e os testículos em meninos, começam a trabalhar por conta própria, mais cedo do que o normal. Isso é chamado de puberdade precoce periférica (PPP).

Em ambos os meninos e meninas, as glândulas supra-renais, pequenas glândulas que ficam em cima dos rins, podem começar a produzir hormônios masculinos fracos chamados andrógenos adrenais em idade precoce, causando pêlos pubianos e / ou axilares e odor corporal antes dos 8 anos de idade. Situação, chamada adrenarca prematura que geralmente não requer qualquer tratamento.

Finalmente, a exposição a cremes ou medicamentos contendo estrogênios ou andrógenos, tanto prescritos como de venda livre, pode levar à puberdade precoce.

Como é diagnosticada a puberdade precoce?

Caso o pediatra da criança ache necessário, além de revisar o gráfico de crescimento e examinar seu filho, alguns outros testes podem ser realizados, incluindo exames de sangue para verificar os hormônios hipofisários, que controlam a puberdade (hormônio luteinizante, chamado LH, e hormônio folículo-estimulante, chamado FSH), bem como os níveis de hormônios sexuais (estradiol ou testosterona) e, às vezes, outros hormônios. É possível que o médico dê ao seu filho uma injeção de um hormônio sintético chamado leuprolide antes de medir esses hormônios para ajudar a obter um resultado mais fácil de interpretar.

Um raio-x da mão esquerda e do pulso, conhecido como idade óssea, pode ser feito para se ter uma ideia melhor de quão longe a puberdade está, com que rapidez está progredindo e como isso pode afetar a altura que seu filho atinge como adulto. Se os exames de sangue mostram que seu filho tem CPP, uma ressonância magnética do cérebro pode ser realizada para se certificar de que não há anormalidade subjacente na área da glândula pituitária.

Como a puberdade precoce é tratada?

O médico pode oferecer tratamento se for determinado que seu filho tem CPP. No CPP, o objetivo do tratamento é desativar a produção de LH e FSH da glândula pituitária, que desativará os esteróides sexuais. Isso retardará a aparência dos sinais da puberdade e retardará o início dos períodos nas meninas.

Em alguns, mas não em todos os casos, a CPP pode causar falta quando adulto, fazendo com que o crescimento pare cedo demais, e o tratamento pode ser benéfico para permitir que a criança tenha mais tempo para crescer. Como a medicação precisa estar presente em um nível contínuo e sustentado, ela é administrada como uma injeção mensalmente ou a cada três meses, ou por meio de um implante que libera a medicação lentamente ao longo de um ano.

6)  Desenvolvimento Físico: O que é normal? O que não é?

Dois meninos ou meninas exatamente da mesma idade podem iniciar ou terminar a puberdade com anos de intervalo, mas ainda assim cair dentro do que é considerado crescimento “normal”. O tempo e a velocidade do desenvolvimento físico de uma criança podem variar muito, porque são determinados em grande parte pelos genes herdados dos pais.

Padrão de crescimento adolescente

Seja qual for o padrão que o crescimento de um adolescente segue, é durante os anos de puberdade que seu filho ou filha cresce mais rápido do que em qualquer outro momento da vida de uma criança.

– Meninas: Em média, o crescimento rápido ocorre por volta dos onze anos e meio, mas pode começar aos oito ou até aos 14 anos.

– Meninos: Geralmente ficam atrás por cerca de dois anos – é por isso que garotas de treze anos de idade podem, por um tempo, serem mais altas que garotos de treze anos.

Aqui está o que geralmente acontece

As mãos e os pés crescem primeiro, frequentemente causando uma aparência corporal desajeitada. Até que os braços e as pernas fiquem regulados, os adolescentes podem parecer tropeçar nos próprios pés. Em seguida, os ombros e o quadril das garotas ficam mais largos e o tronco do corpo se alonga. Os ossos do rosto também crescem – particularmente a mandíbula inferior – provocando mudanças muito visíveis.

O crescimento em meninos e meninas diminui consideravelmente logo após a puberdade estar completa. Tendo ganho quase toda a sua altura adulta durante a puberdade, uma vez que o período de desenvolvimento acabou, a maioria dos adolescentes não cresce mais do que alguns centímetros. 

Hormônios, mensageiros químicos produzidos pelas glândulas do corpo, viajam pela corrente sanguínea para afetar:

– Crescimento

– Características sexuais

– A capacidade de ter filhos

– Metabolismo

– Personalidade

– Mudanças de humor

Embora o gatilho que inicia a puberdade ainda não seja totalmente compreendido, em algum momento entre as idades de 7 e 11 anos nas meninas e 9 a 13 nos meninos, a glândula pituitária na base do cérebro libera dois hormônios que sinalizam os ovários de uma menina para começar a produzir o hormônio sexual feminino, o estrogênio e os testículos de um menino para começar a produzir o hormônio sexual masculino, a testosterona.

Sobre os hormônios sexuais:

Os hormônios sexuais instruem os órgãos reprodutivos a se desenvolverem ou amadurecerem em preparação para um dia poderem ter filhos. O estrogênio e a testosterona também causam o desenvolvimento de características sexuais secundárias, que levam a diferenças entre homens e mulheres, como os seios das mulheres e os quadris arredondados, e os pelos faciais e o desenvolvimento muscular dos homens. Os ovários e testículos em maturação aumentam a quantidade de hormônios sexuais, promovendo ainda mais o processo da puberdade.

7)  Hebiatra – O que é um especialista em saúde do adolescente?

Se seu filho tiver entre 11 e 21 anos de idade, ele poderá se beneficiar do cuidado de um especialista em saúde do adolescente.

Os adolescentes de hoje enfrentam enormes pressões sociais e acadêmicas, bem como doenças, hábitos e comportamentos potencialmente fatais. Especialistas em saúde do adolescente têm treinamento e experiência para ajudar adolescentes e jovens adultos com suas complexas necessidades de cuidados de saúde física, comportamental e emocional – desde exames físicos e imunizações até assistência médica reprodutiva e mental.

Que tipo de treinamento os especialistas em saúde do adolescente têm?

Especialistas em saúde do adolescente são médicos que completaram pelo menos 4 anos de faculdade de medicina e 3 anos de treinamento geral em pediatria, prática familiar ou residência médica interna.

O treinamento para pediatras interessados ​​em tratar adolescentes agora também inclui bolsas específicas para a saúde dos adolescentes.

 

Quais os tipos de tratamentos que os especialistas em saúde do adolescente oferecem?

Especialistas em saúde do adolescente fornecem aos adolescentes e jovens adultos cuidados e tratamento abrangentes para uma variedade de problemas e condições, incluindo

– Exames físicos exigidos para autorizações de motorista, entrada na faculdade e participação em esportes

– Medicina esportiva e problemas ortopédicos, como escoliose

– Questões de crescimento e desenvolvimento

– Doença aguda ou crônica, da garganta à asma, diabetes ou paralisia cerebral

– Dores de cabeça, dor no peito e outras dores

– Problemas de saúde ginecológica e reprodutiva / sexualidade

– Problemas de escola, aprendizagem e atenção

– Nutrição, obesidade e transtornos alimentares

– Drogas, álcool e tabaco usam prevenção e aconselhamento

– Problemas psicossociais, incluindo depressão, estresse, ansiedade, auto-estima e problemas de sono

– Acne e outras condições de pele

De acordo com a lei estadual individual referente a adolescentes e confidencialidade, certas questões relacionadas à saúde reprodutiva e mental podem ser avaliadas e tratadas confidencialmente.

Onde posso encontrar um especialista em saúde do adolescente?

Especialistas em saúde do adolescente estão em uma variedade de instituições médicas, centros médicos universitários, hospitais comunitários, clínicas, consultórios médicos privados, centros de detenção juvenil e serviços de saúde baseados em escolas e faculdades em todo o país.

Especialistas em saúde do adolescente – o melhor atendimento para adolescentes e adultos jovens

Os adolescentes têm necessidades únicas e importantes de cuidados de saúde. Pais e adolescentes podem ter certeza de que um especialista em saúde do adolescente é um defensor qualificado que pode cuidar e aconselhar adequadamente os adolescentes através das muitas mudanças físicas e emocionais e desafios que surgem durante a adolescência. Esses médicos são treinados exclusivamente para auxiliar os adolescentes na transição de serviços pediátricos para serviços de saúde para adultos. Os especialistas em saúde do adolescente sabem como examinar e tratar os adolescentes de uma forma que os deixe à vontade. Suas salas de espera e salas de exames são relaxadas e adequadas à idade; enfermeiros e outros profissionais da área médica sabem como se comunicar efetivamente com adolescentes e jovens adultos. Os especialistas em saúde do adolescente também são especialmente treinados para mediar e ajudar a melhorar a comunicação entre os jovens e suas famílias.

choro de bebê, as cólicas, febres e viroses ficaram para trás. Agora você entra em uma nova fase da maternidade. Tão cheia de dúvidas, medos e ansiedades como todas as outras fases que você já passou. Sacode a poeira e vamos juntas passar por mais essa.

Não se esqueça de deixar seu comentário e de também compartilhar essa informação em suas redes sociais.

Sou Marília Tannuri Verni

Mãe de 2 meninos (Ian – 12 anos e Lorenzo – 5 anos),

publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram