A tão sonhada frase “Dormir como um bebê “ nem sempre é a realidade das mamães e papais de bebês. Vamos listar nesse texto algumas dicas valiosas para que você consiga estabelecer uma boa rotina de sono para o seu filho.
Nesta quinta-feira tivemos mais uma palestra aqui na sede da Petit Papillon Bebê & Criança.
O tema foi muuuuito solicitado pelas mamães e trouxemos a Consultora Materna Carla Domingues do Papo de Mãe para Mãe para falar sobre o Sono do Bebê (de 6 meses a 24 meses).
As mamães que estiveram por aqui aprenderam muitas dicas para melhorar o sono do bebê e consequentemente melhorar a qualidade de vida de toda a família.
Porque a gente sabe o quanto é difícil acordar todos os dias durante a madrugada por um longo período de tempo e também sabe o quanto é
difícil estabelecer uma rotina de sono para o bebê.
Durante a gravidez ficamos tão entusiasmadas com a compra do enxoval do bebê que acabamos esquecendo de pesquisar e aprender sobre assuntos tão importantes como a rotina do sono do bebê.
Nós aqui da Petit prestamos bastante atenção na palestra da Carla , porque a tão sonhada frase “Dormir como um bebê “ nem sempre é a realidade das mamães e papais de bebês.
Se já estiver pensando no batizado do bebê não deixe de conferir nossas roupas de batizado para meninos e meninas.
Vamos listar aqui algumas dicas valiosas para que você consiga estabelecer uma boa rotina de sono para o seu filho,
Dica nº 1) O mito sobre cansar o bebê
Muitos pais e mães acreditam que ao colocar o bebê para dormir tarde da noite, deixar o bebê exausto ou evitar as sonecas durante o dia contribuirá para que o bebê durma a noite toda. Mas infelizmente isso não é verdade e ao contrário, o bebê ficará mais irritado, cansado e desta forma não conseguirá relaxar o suficiente para dormir e ter uma noite de sono tranquila.
Por isso criar uma rotina diária para o seu bebê é tão importante, pois uma boa soneca significa uma noite de sono tranquila. Estabelecer uma rotina estruturada onde o dia do bebê tenha começo, meio e fim promove segurança e conforto para o bebê.
Dica nº 2) Mito: Dar ao bebê fórmula infantil para que ele durma a noite toda
A Realidade é que a fórmula infantil leva mais tempo para ser digerida e pode causar desconforto ao bebê. Se ele não tem uma boa alimentação ao longo do dia, seja com leite materno ou com introdução de sólidos, não será a mamadeira de fórmula infantil à noite que fará o bebê dormir a noite toda.
Dica nº 3) Trocar o dia pela noite
Eu sei que é difícil acordar um bebê dormindo, mas dormir por longos períodos de tempo durante o dia pode roubar a noite de sono. Se o bebê dorme muitas horas seguidas durante o dia, o ideal seria acordar o bebê, alimentá-lo, mantê-lo acordado um pouco e só depois deitá-lo para mais um cochilo. Limitando os horários durante o dia vai ajudar o seu bebê a ter um sono melhor à noite.
Dica nº 4) Respeite a janela do sono do bebê
Este período inclui aqueles minutos que o pequeno tem mais facilidade em dormir. No entanto, os pais podem acabar interpretando os sinais de maneira inadequada, porque a criança fica agitada e a tendência é acreditar que ela não quer dormir. Essa janela pode se manifestar como bocejo, o coçar dos olhos ou a agitação corporal. Portanto, assim que perceber algum desses indícios coloque o pequeno para dormir.
Dica nº 5) Coloque o bebê para dormir cedo
É um mito colocar o bebê para dormir mais tarde a noite, para que ele acorde mais tarde de manhã. ️Na Realidade, deixar passar do horário normal do bebê dormir, vai deixá-lo irritado e muito cansado, isso fará ele ter ainda mais dificuldade para adormecer, aumentando a chance dele ter uma noite agitada e acordar mais cedo que de costume.
Dica nº 6) E o final de semana?
Manter uma Rotina para o Bebê, com horários de mamadas, sonecas, hora do banho e ritual do sono ajuda muito a mantê-lo tranquilo.
Mas quando chega o final de semana muitos papais se perguntam se é possível mudar esta rotina para adaptar aos compromissos da família.
Sempre o melhor lugar para o bebê estar é dentro de casa, num ambiente tranquilo e seguro, principalmente nos seus primeiros meses de vida.
Mas se há a necessidade de sair, mantenha sempre os mesmos horários de mamadas e se for possível os horários também das sonecas, isso ajuda manter o bebê tranquilo mesmo estando num ambiente desconhecido. E bebê tranquilo, mamãe tranquila também.
Dica nº 6) A Soneca durante o dia
É importante as crianças até 3 anos tirarem, pelo menos, uma soneca no meio do dia.
Sabemos que uma boa noite de sono é fundamental para a saúde de nossos filho, mas os cochilos são tão importantes quanto para o desenvolvimento infantil.
Estudos já mostraram as consequências da ausência desse soninho aos menores de 3 anos – tanto no que se refere a distúrbios de comportamento, como ansiedade, irritação, menor nível de interesse e habilidade para resolver problemas – e os benefícios que ele traz, como a ampliação dos processos cognitivos.
Então o melhor a fazer é levar seu pequeno para uma boa soneca.
Dica nº 7) Os recém nascidos podem ter uma rotina do sono?
A partir dos 60 dias de vida você pode e deve iniciar um processo de rotina do sono para que seu bebê vá se adaptando. Seguem alguns pontos para as mamães de recém nascidos:
– Estabeleça uma Rotina Diária
– Crie um Ritual de Sono prático e agradável
– Aprenda a identificar os Sinais de Sono do bebê
– Ensine ao bebê a diferença entre dia e a noite
– Na hora de dormir envolva o bebê num cueiro ou manta de algodão ou swaddle
– Prepare um ambiente agradável para dormir
– Coloque o bebê no berço sonolento e não dormindo
– Tenha muita paciência e cautela ao manusear o bebê
– Aprenda o Por que os bebês Choram
Depois de ler todo esse texto você ainda continua com dúvidas sobre quais passos deve seguir para estabelecer e criar uma rotina de sono para o seu bebê? Então vamos te passar 5 passos para você criar a sua rotina com seu bebê:
1) Diminuir os Estímulos: 1 hora antes do bebê dormir, diminua os estímulos, abaixe o som de TV, diminua as luzes da casa, faça brincadeiras tranquilas
2) Alimentação: o bebê precisa estar bem alimentado para não sentir fome durante a noite, então observe as últimas mamadas do dia para serem bem efetivas
3) Sinais do Sono: observe seu bebê e os sinais demonstrando sono, quando iniciar estes sinais é o momento ideal para iniciar a Rotina de Sono, se passar muito tempo ele terá dificuldade para adormecer
4) Ritual do Sono: deve ser o mesmo todas as noites, então dê preferência a um ritual prático com poucas atividades
5) Adormecer: ensine seu bebê a dormir sozinho, colocando-o sonolento no berço
Gostou das dicas?
Então deixe um comentário aqui pra gente contando como está o sono do seu filho e se essas dicas te ajudaram 😉
Aproveite pra dar uma espiada em nossa categoria de sapato infantil e roupa infantil.
Bjs e até o próximo texto
Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 11 anos e Lorenzo – 4 anos),
publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e
Proprietária do E-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.
Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.