O que vestir no dia do batizado (para bebês e mamães)

No texto de hoje vamos falar um pouquinho sobre dicas de roupas de batizado, tanto para os bebês quanto para as mamães e madrinhas.

O batismo é um momento muito importante para toda a família e muitas mamães nos procuram com muitas dúvidas sobre o que vestir no bebê e nela mesmo no dia da cerimônia. 

Nos dias de hoje, escolher a roupa de batizado, já não é tão difícil, pois os padrões e conceitos do passado já foram quebrados. O importante é ter bom senso e escolher o look mais apropriado para a estação do ano. 

Em épocas mais antigas era tradição usar no bebê uma vestimenta chamada Mandrião e tem algumas famílias que seguem esse rito até hoje. Muitos escolhem essa vestimenta pela tradição de usar a mesma roupa em todos os bebês da família. No dia do batizado, o nome daquele bebê é bordado no forro do Mandrião juntamente com outros nomes que usaram aquela mesma roupa.

O príncipe George , sua irmã Charlotte e seu irmão Louis usaram a mesma roupinha em suas cerimônias de batismo, seguindo a tradição da família real.

Imagens dos batizados do príncipe George, da princesa Charlotte e do príncipe Louis, todos usando o mesmo mandrião.

Mamães mais modernas optam por um lindo vestido de batizado para as meninas e um conjuntinho de camisa e short/calça para os meninos acompanhados de acessórios como gravatinhas borboleta, coletes e suspensórios. Sempre lembrando que o bebê precisa estar confortável na roupinha. 

Até o look total em branco já tem sido deixado de lado por algumas mães, mas ainda predomina na escolha da roupinha em grande parte das famílias e em paróquias que exigem o branco para esse tipo de cerimônia. 

Uma dica é sempre escolher um casaquinho ou bolerinho branco para acompanhar o traje, pois no período da manhã costuma ventar um pouco em determinadas regiões do país

Lave a roupinha à mão com sabão neutro ou próprio para bebês e enxague diversas vezes para que não fiquem resíduos que podem provocar coceira ou alergia.

Banner de uma bebê com seu vestido de batizado.

Separamos 5 dicas para te ajudar na escolha da roupa de batizado: 

1)      Tecido

Antes de escolher o tecido é fundamental saber a época do ano em que o bebê será batizado. A roupa precisa estar confortável e não ser nem muito quente e nem muito fresquinha. Tecidos muito pesados acabam por aumentar a temperatura corporal do bebê e por isso devem ser evitados.

A aposta é no algodão, nas sedas e nas rendas. Cuidado com elásticos apertados e detalhes que podem incomodar. 

Banner de um menino com um conjunto de batizado.

2)      Modelos de Roupa de Batizado

Nesse quesito não existem regras. Você deve fazer a opção pelo modelo que mais lhe agrada.

Crianças maiores ficam lindas de roupinha social e bebês tem uma gama enorme de opções para todos os gostos. 

3)      Detalhes que fazem a diferença

Com a roupa escolhida é hora de pensar em pequenos detalhes que podem fazer a diferença no look do batizado.

Meninas – Laços ou faixas de cabelo, rendas, tules, bordado inglês, laise

Meninos – Gravatas, suspensório infantil  e coletes 

4)      Cores…só vale o branco?

Como já dissemos anteriormente, nos tempos atuais as tradições são menos impostas e você pode sair do branco sem ser julgada se assim desejar e se assim a paróquia permitir.

O ideal é que a cor fique em tons de bege, off White, rosinha bem claro e azul. 

5)      Sapatinho do bebê

Dois modelos de sapatinhos para serem usados no batizado do bebê. Uma sapatilha branca e um mocassim caqui.

O sapato é o complemento da roupa e também deve ser escolhido com muito cuidado.

Deve ser confortável e no tamanho adequado. O modelo vai depender do tipo de traje escolhido e pode ser mais clássico e social ou até uma sandalinha ou tênis.  

Traje para Mamães e madrinhas:

Não podemos pensar só na roupa da criança e esquecer a nossa. Temos que estar lindas e elegantes, pois as fotos e recordações desse dia ficarão na memória e também no álbum do bebê.

Esse tipo de cerimônia costuma acontecer durante o dia, o que pede um traje leve e clássico. Pense num tecido que não amasse e num modelo sem botões ou acessórios que possam machucar, pois passará grande parte do tempo com um bebê no colo.

A cor deve ser neutra e a indicação é de tecidos claros que podem até ser estampados. Deixe de lado roupas muito curtas ou decotadas, pois não combinam com a ocasião. Nos pés pense em algo charmoso e confortável e que combine com o look escolhido.

Não esqueça de escolher um lindo brinco ou pulseira para complementar o look.

Esperamos que você goste e aproveite todas as dicas.

Se quiser pode deixar perguntas ou sugestões nos comentários que vamos responder com o maior prazer.

Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos, 

publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e

Proprietária da loja infantil on line Petit Papillon Bebê & Criança.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram