Importância da natação para bebês

Geralmente as aulas de natação são feitas com os pais, como os exercícios são constantes, o bebê adquire inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação tanto com os familiares tanto com os outros bebês. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que se sabe que o controle emocional é basicamente formando aos 02 anos de idade.

Um dos questionamentos que mais temos de mamães é sobre a natação para bebês. Qual melhor idade para começar, quais os perigos, quais os benefícios.

Tanto Ian quanto Lorenzo iniciaram a natação aos 6 meses por recomendação médica. Sempre entrei na piscina com eles para fazermos as aulas juntos e com isso passar mais segurança e tranquilidade pra eles.

Os dois adoram nadar até hoje e Lorenzo, com 3 anos, já nada sem bóias e super bem. Algo primordial pra mim, pois tenho piscina em casa.

Para os pais, o mais importante é a saúde de seu bebê e, com certeza há muitas coisas que podem ser feitas para que ele tenha uma saúde excelente, e uma delas é a natação. A natação para bebês não tem o intuito de fazê-los aprender a nadar, mas sim contribui para o desenvolvimento motor e sensorial do pequeno. 

Os benefícios:

Além de melhorar a coordenação motora, a natação para bebês proporciona outros benefícios que são:

  • Estimula o apetite
  • Previne de várias doenças respiratórias
  • Aumenta a resistência cardiorrespiratória e muscular
  • Tranquiliza o sono
  • Prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento
  • Proporciona noções de tempo e espaço
  • Experimentam novas sensações
  • Os deixam mais confiantes e sociais 

Qual a idade para iniciar a natação para bebês?

A idade pode variar um pouco, porém os médicos indicam a partir dos seis meses, pois nessa fase a criança já terá tomado parte das principais vacinas.

Geralmente as aulas de natação são feitas com os pais, como os exercícios são constantes, o bebê adquire inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação tanto com os familiares tanto com os outros bebês. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que se sabe que o controle emocional é basicamente formando aos 02 anos de idade. 

Cuidados

Por mais que a atividade física seja excelente para os bebês, é bom ir ao pediatra para que ele avalie o bebê, para que sejam feitos exames, depois da liberação do pediatra o bebê poderá ir às aulas sem problemas. É importante seguir todas as orientações do médico, pois caso tenha algum problema de saúde, como de respiração ou na pele por exemplo, este não seja agravado pela prática do exercício da natação. 

Uma outra recomendação que deve ser feita é onde será a natação, a infraestrutura das piscinas, segurança e profissionais capacitados, assim como a temperatura que deve estar entre 27 e 29ºC e se o cloro está com pH 7. 

Dicas importantes

– Use fraldas especiais que não incham ou vazam na agua ou conheça a nossas sunguinhas e maiôs reutilizáveis com fralda embutida

– O bebê não deve ser alimentado até 1 hora antes da natação

– Não deve ir às aulas se estiver doente ou resfriado

– Quando não estiver na aula sempre use equipamentos de segurança, como a Bóia Colete Salva Vidas Infantil

– Os óculos de natação só são recomendados a partir dos 3 anos de idade

– Cuidado com o uso de tampões auriculares, ele pode causar eco e assustar o bebê 

– Para que seu bebê não se assuste na primeira aula, o que é normal, faça brincadeiras com ele durante o banho para ele se acostumar com a água. 

Com todas essas indicações e cuidados, com certeza será um momento muito especial tanto para os pais quanto para os bebês, principalmente porque desde cedo o pequeno estará sendo incentivado com exercício físico como hábito saudável de vida. 

Quem puder e quiser deixe um comentário sobre como foi ou está sendo o uso da naninha na sua casa.

bjs e boa leitura!

Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 10 anos e Lorenzo – 3 anos), 

 publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e

 Proprietária do E-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.

 Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram