Diferença de idade entre os filhos

Essa é uma questão muito particular de cada família e essa escolha faz parte de uma etapa importante para a definição de um projeto de vida.
Mas muitas vezes não escolhemos e sim somos escolhidos e assim foi comigo. Nesse texto vou contar como é a rotina de uma casa com filhos com 7 anos de diferença.

Há quem prefira ter um filho seguidinho do outro e há quem prefira uma distância razoável entre um e outro.

Aqui só posso falar da minha experiência e muitas mamães me questionam sobre a diferença de idade entre o Ian e o Lorenzo.

Quando o Ian nasceu pensava que quando ele completasse 4 anos seria uma boa hora para tentar um segundo filho, mas como nem sempre as coisas acontecem conforme planejamos tive um probleminha de cistos no ovário que só descobri após 2 anos de tentativas para engravidar novamente.

Quando ele completou 6 anos iniciei um tratamento para a diminuição desses cistos e no meio do tratamento engravidei do Lorenzo.

Assim que Lorenzo nasceu o Ian completou 7 anos e essa é a diferença de idade entre os dois. Um de 2007 e outro de 2014. No início fiquei com medo que essa diferença de idade pudesse ser um obstáculo para a amizade dos dois, mas tenho um exemplo muito bonito dentro de casa que é a amizade do meu marido com meu cunhado que tem 14 anos a menos que ele, então acreditei que isso não seria um problema.

Ian ficou radiante com a minha gestação e me acompanhou em todos os ultrassons. Ajudou com a escolha do nome do irmão e vibrou quando soube que seria um menino.

Lorenzo nasceu de parto normal no dia 21 de fevereiro de 2014 e fui para a maternidade as 6hs da manhã e deixei o Ian dormindo com minha irmã.

Quando ele acordou já foi para a maternidade para conhecer o irmão e o encontro dos dois foi lindo e mágico. Uma cena que jamais vou esquecer!

7 anos depois a vida da nossa família mudava completamente de novo e como isso foi um marco bom para a nossa jornada. Lorenzo é uma criança que veio para agregar e completar aquilo que sempre faltou mas não entendíamos bem o que era.

Lógico que a nossa vida estava super estabilizada, pois cada um tinha o seu trabalho e Ian já ia para escola, dormia na casa dos amigos e dos primos e tínhamos novamente uma rotina de casal e a chegada de um bebê em uma casa que já anda sozinha é algo bem desestabilizador, mas ao mesmo tempo renovador.

Aquele cheirinho de bebê em casa novamente trouxe um ar de alegria e satisfação para o nosso lar e o segundo filho já vem com manual de funcionamento (rsrsrs) e tudo é bem mais fácil do que com o primeiro.

Acabei fazendo o enxoval do bebê todo novamente, pois já não tinha mais nada do Ian. Guardei apenas o primeiro sapatinho de bebê e a saída de maternidade.

Foi bem fácil programar uma nova organização das rotinas e das tarefas do dia a dia e com uma ajuda aqui e outra acolá foi bem tranquilo colocar o pequeno em nosso cotidiano.

Diante do que vivi e vivo até hoje posso destacar algumas vantagens e desvantagens de ter uma diferença mais longa de idade entre os filhos:

Vantagens:

Acredito que a grande vantagem de uma diferença de 5 anos ou mais é que você poderá se dedicar a dois bebês de forma intensa e sem fazer distinção entre um e outro. O seu primeiro filho terá um longo reinado como filho único e será mais maduro para uma conversa sobre a chegada de um irmão.

Para o casal será como desfrutar o novo bebê como se fosse o primeiro, com a grande diferença de maturidade e experiência de não serem pais de primeira viagem.

Na maioria dos casos o filho mais velho acaba se tornando uma espécie de protetor do menorzinho e serve como guia e apoio.

Aqui em casa os dois são super grudados e amigos. Fazem tudo juntos e o Lorenzo acaba pulando algumas fases, pois quer copiar tudo o que o irmão faz.

Hoje Ian tem 10 anos e Lorenzo tem 3 anos.

Brigas??? Sim, temos brigas por aqui como em qualquer casa que tem irmãos e são resolvidas de forma natural independente da diferença de idade e cada um arca com as consequências do que fez sem super proteção de nenhum lado. 

Desvantagens:

A partir da minha vivência posso citar que a maior desvantagem é para o casal que acaba tendo que renunciar a independência e liberdade que o filho mais velho já possibilitava.

Voltam as noites sem dormir, as trocas de fraldas e a esterilização de bicos e utensílios.

Com relação a criança acredito que os pais precisam estar atentos a possíveis ciúmes e até crises de identidade.

Como a diferença é grande o ideal é deixar o mais velho com o quarto dele sem compartilhar essa conquista com o irmão e se policiar para não fazer do menorzinho o “mimado” da família.

É claro que em cada casa as coisas se ajeitam de forma diferente e as opções são muito particulares de cada família. Não escolhi seguir esse caminho…fui escolhida e só posso agradecer pela benção de poder ser mãe de dois, independente da diferença de idade que eles tem.

Saiba também sobre a Pré-adolescência – Quando começa e o que esperar

E na sua casa, como foi? Deixe seu relato e compartilhe suas experiências aqui nos comentários. Será muito bom ouvir outras histórias.

Beijos e até o próximo papo!

Sou Marília Tannuri Verni.

Mãe de 2 meninos,

publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas

e proprietária do Ecommerce Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram