Seu bebê está pronto para o desfralde?

Uma dúvida que paira no mundo materno é sobre saber a hora certa para desfraldar um bebê.
Já sabemos que cada um tem o seu tempo e que isso é a primeira coisa a ser respeitada, mas existem muitos outros pontos que devem ser levados em consideração para criar um momento mais propício.
Nosso artigo de hoje trata sobre esse assunto.
Boa leitura!

O desfralde na educação infantil é uma das grandes conquistas rumo à autonomia da criança, e também é considerado como um momento de descobertas e um marco para a vida da criança e de toda a família, pois é quando a criança toma consciência de suas capacidades de controle e de seu corpo. 

Para que uma criança deixe as fraldas, implica em uma grande transformação, e também muitas adaptações no hábito da família, lembrando que este processo deve ocorrer no período correto, e que os pais devem desenvolver melhores métodos para ajudar as crianças sem problemas.

Qual a hora certa para o desfralde? 

  • Vale lembra que cada criança tenha seu tempo e jeito, e, os pais devem saber como agir corretamente. Não observar que a criança ainda não está pronta, antecipando este processo (falta de paciência e insatisfação), pode acarretar atraso no aprendizado e ainda causar problemas as crianças ocasionando ansiedade, deixando-a insegura. 
  • Observe se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para o desfralde. Ela, não aprende de uma hora para outra, tudo deve ser feito sem pressa, com amor e dedicação e o uso da primeira cuequinha ou calcinha em certos momentos o estrago pode ser grande, podendo sujar o chão, o sofá a cama, mas tudo isso faz parte do processo. 
  • Não esqueça que os meninos costumam demorar mais para largar a fralda do que as meninas, o que é verdade em boa parte dos casos, por conta da própria natureza do desenvolvimento do organismo feminino. E o primeiro filho também demora mais a desfraldar, se comparado com meninos que já tenham irmãos.

Para você enfrentar tudo isso, preparamos algumas dicas que podem ajudar na hora do desfralde: 

1) Apresentando o banheiro.

O diálogo é primordial nessa fase, pois nesse momento o importante é passar uma orientação lenta e gradual, através de gestos repetidos. A criança, deve ser levada pelos pais ao banheiro para acompanhar o descarte do que tiver no penico dentro do vaso. Você deve ensinar que ela cresceu e que a fralda é um recurso para crianças pequeninas e que existe um lugar ao quais as pessoas crescidas vãs para deixar o xixi e o cocô.

É importante manter este discurso, mostrando a criança que ela amadureceu e está crescendo, colaborando para que ela entenda a importância do banheiro. Explique para o seu filho(a) que os amigos da escola, o irmão(a) mais velho e o primo(a) também estão usando o sanitário, use esta dica para incentivar e não para comparar, pois a criança pode ficar constrangida. Tudo deve ser ensinado didaticamente, para que ela adquira consciência do que está fazendo.

2) Providenciar o equipamento correto.

Muitos especialistas recomendam o bom e velho penico, que dá mais segurança à criança e que ela consegue alcançar sozinha. Já o redutor de assento sanitário também é uma boa opção, pois evita a operação de lavar o penico (principalmente quando se trata de cocô), mas pode assustar seu filho pela falta de experiência, podendo guardar essa opção para quando ele já estiver bem treinado.

Outro item que tem despertado o interesse das mamães é o Mictório Infantil que faz com que o menino se interesse em ir ao banheiro, além de ter uma roda d’água para treinar a mira.


3) O seu filho deve aprender a usar o banheiro pela imitação.

Deixe que seus filhos vejam o pai e a mãe fazerem xixi. Isto ajuda a notarem que há diferenças no jeito de usar o sanitário, e será uma ótima oportunidade para explicar como os meninos e meninas usam o banheiro.


4) Brincadeiras na hora do desfralde

Uma tática eficaz para o desfralde da criança é a exploração do processo por meio de brincadeiras, tornando a ida ao banheiro um ato comum e prazeroso para a criança. Brincadeiras como “dar tchau para cocô”, cantar musiquinhas, quadros e adesivos de incentivos e brincar com bonecos enquanto faz xixi são algumas das sugestões.

5) Roupas adequadas para a hora do desfralde

Roupas simples e fáceis de serem retiradas pela própria criança, envolvendo-a em todo o processo, deixando claro que elas podem pedir para ir ao banheiro a qualquer momento.

Existe também um kit de treinamento para o desfralde que ajuda muito nesse momento. São calcinhas e cuequinhas de transição e foram desenvolvidas especialmente para os bebês que iniciaram o processo de desfralde. Possui 4 camadas internas de proteção que ajudam nos pequenos escapes fazendo do processo menos traumático, permitindo ainda sim a sensação de umidade fazendo com que a criança seja treinada. O melhor é que são laváveis e reutilizáveis.

Paciência e tranquilidade é a grande dica para desfraldar seu filho. Treinar a criança muitas vezes exige que os pais também aprendam a exercitar a calma. Está será uma experiência memorável.

Aqui vamos listar os 12 principais itens para saber se o seu bebê está pronto para o desfralde.
Se você disser sim para, pelo menos, 9 dessas perguntas significa que você já pode dar início ao processo de desfralde.

1) Seu bebê sabe distinguir o que é xixi e o que é cocô?
2) A fralda do seu bebê fica seca por um período de pelo menos 3 horas?
3) Seu bebê faz cocô sempre no mesmo horário?
4) A fralda já incomoda o seu bebê?
5) Seu bebê já comunica que fez xixi ou cocô?
6) Seu bebê tem coordenação motora para abaixar a calça sozinho?
7) Seu bebê fica sentado por pelo menos 5 minutos em um local que não tenha tv, tablet ou celular?
8) Seu bebê não está resistente ao desfralde?
9) Seu bebê está na fase que colabora? Sem birras?
10) Seu bebê sabe seguir instruções?
11) A família está em uma rotina saudável? (sem mudança de casa, nascimento de irmão ou entrada na nova escolinha)
12) Seu bebê está com boa saúde?

Essa é uma fase de muita paciência e perseverança. Tirar a fralda de um bebê requer muito amor e acolhimento por parte da família, além de cooperação entre a escola, a casa e a família.

Boa sorte nessa nova etapa! 

Deixe aqui seu comentário sobre como foi ou está sendo passar por essa fase. Compartilhe com as amigas 😉

bjs e até o próximo papo,

Sou Marília Tannuri Verni.

Mãe de 2 meninos,

publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas

e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança.

Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Sobre

Mãe de 2 meninos, publicitária, idealizadora do portal Grávida em Campinas e proprietária da loja Petit Papillon Bebê & Criança. Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.

Artigos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redes Sociais

siga nosso @ instagram