Você sabia que a criança pode praticar o Pilates Kids a partir do 4 anos de idade? Venha conhecer um pouco desse método e saber como ele me ajudou com o pézinho torto do Ian.
Na gravidez do Lorenzo (meu 2º filho) apresentei muitas dores no quadril, por conta do peso do bebê e também por uma escoliose que me persegue desde a infância.
Procurei diversos especialistas e a indicação unânime foi para que eu iniciasse o Pilates para me ajudar a ter um melhor alongamento e com isso amenizar as dores.
Dito e feito…procurei o Studio Atena aqui em Campinas e fui atendida pela fisioterapeuta e professora de pilates Vanessa Reis que me avaliou e iniciou minha trajetória pelo Pilates.
O que posso dizer é que as dores foram embora, mas me apaixonei tanto pelo método que nunca mais parei.
Quando o Ian (10 anos) teve um estirão de crescimento começou a andar com os pezinhos tortos. Levei no pediatra que me encaminhou para uma ortopedista. Fizemos raio x e exames no consultório e eu, que vivi na década de 70, achando que meu filho teria que usar aquelas botinhas ortopédicas horrorosas.
O diagnóstico da ortopedista foi de uma leve deformidade rotacional do membro inferior que é bastante comum nas crianças e que na idade do Ian o melhor tratamento seria com alongamentos para melhorar o encurtamento da parte posterior da perna.
A primeira ideia que me veio a cabeça foi o pilates porque seria uma forma divertida e motivadora dele se alongar e de passarmos algum tempo fazendo uma atividade juntos.
Procurei a Vanessa que foi super solicita, examinou o Ian e desenvolveu para ele uma aula bem bacana e dinâmica. Passamos a fazer as aulas juntos toda quarta-feira e ele amou a ideia e os exercícios.
O que é o Pilates?
O Método Pilates foi criado por Joseph Pilates e obedece seis princípios básicos: concentração, fluidez, controle, centralização de força, precisão e respiração.
Aqui no Brasil tem pouco tempo que o Pilates para crianças ou Pilates Kids vem sendo explorado, porém cresce gradativamente o número de adeptos com o passar dos anos.
Benefícios do Pilates para crianças:
– Visível melhora da Coordenação Motora e da Habilidade Motora
– Atenção e concentração melhoradas
– Melhora da Postura , equilíbrio e alongamento
– Consciência Corporal
Idade: A partir de 4 anos já pode ser iniciado, mas o ideal é a partir dos 8 anos, pois a criança já apresenta um melhor entendimento do método.
É de extrema importância a avaliação inicial antes de começar a praticar o método. E, ainda o mais importante de tudo trabalhar com a criança de forma lúdica através de brincadeiras, porém sem perder a essência do método.
Com o Ian funcionou super bem e tivemos uma melhora significativa da postura e principalmente do pezinho torto.
Quem quiser ver o vídeo de uma das aulas de pilates do Ian é só clicar aqui.
A querida Vanessa (professora de Pilates do Ian) escreveu um texto especial aqui para o blog falando sobre a importância da reeducação postural nas crianças que segue logo abaixo:
A importância da reeducação postural nas crianças
A fase de crescimento é uma das mais importantes na vida de uma criança. Durante esse período a criança ainda encontra-se em formação óssea e muscular. É nesse momento que podem aparecer algumas alterações posturais, sendo a escoliose (desvio da coluna) uma das mais comuns.
Podemos observar que cada vez mais cedo os pequenos apresentam queixas como dor nas costas, nos ombros e nos joelhos, o que não é normal nessa idade.
Vários fatores podem influenciar no aparecimento dessas queixas, como a maneira de caminhar, de sentar, de deitar e até mesmo a maneira de carregar a mochila da escola.
Muitas vezes o mobiliário escolar inadequado também pode ser prejudicial nesse momento tão importante do crescimento.
Outro fator muito importante e cada vez mais presente na vida das crianças é o sedentarismo, que pode levar a encurtamento muscular e desalinhamento postural severo.
O uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares também é muito prejudicial para a postura dos nossos pequenos.
Os hábitos posturais adotados na infância e adolescência refletem na vida adulta. E para termos uma boa postura é necessário cuidar de nossa coluna enquanto ainda somos jovens e estamos e fase de desenvolvimento, para que quando na fase adulta, possamos evitar problemas mais sérios como dores, tensões, disfunções posturais e degenerações.
Vanessa G. Reis – Fisioterapeuta formada pela Puc-Campinas, especialista em ortopedia e traumatologia pela Unicamp, especialista em Ginástica Holística e instrutora de Pilates.
Pra quem for aqui de Campinas e região segue o contato do Studio Atena
Tel: (19) 2517-6037 – Rua Dr. Sampaio Peixoto, 67 – Cambuí – Campinas
Gostou do texto? Me conte aqui nos comentários se em sua casa as crianças apresentam algum problema postural e como você fez para resolver essa situação.
bjs e até o próximo papo!
Sou Marília Tannuri Verni, mãe de 2 meninos (Ian – 10 anos e Lorenzo – 3 anos),
publicitária, idealizadora do Portal Grávida em Campinas e
Proprietária do E-commerce Petit Papillon Bebê & Criança.
Uma apaixonada pelo universo infantil e por todas as chances que a maternidade nos proporciona.